MARACANÃ
doc | 75’ | Uruguai, Brasil | 2014
Realizadores
Sebastián Bednarik é diretor e produtor uruguaio. Desde 1993 se dedica a atividade teatral, primeiro como ator e posteriormente como autor e diretor. Em 1999, ganhou o Prêmio Nacional de Literatura e o Prêmio Florencio Revelação pela obra ¿Que pasó con B.N.?. Em 2005, funda junto a Andrés Varela a produtora Coral Cine, onde produz e dirige projetos em cinema, televisão e artes cênicas. Em 2008, lançam o projeto Efecto Cine, primeira plataforma profissional de cinema itinerante do Uruguai. Dirigiu os longas metragens "La Matinée" (2007), "Cachila" (2008), "Mundialito" (2010) e "Maracanã" (2014).
Andrés Varela participa desde 1992 de numerosos projetos teatrais no Uruguai como produtor, ator e diretor, entre eles a Comedia Nacional. Em 2005, funda junto a Sebatián Bednarik a produtora Coral Cine, onde produz e dirige projetos em cinema, televisão e artes cênicas. Em 2008, lançam o projeto Efecto Cine, primeira plataforma profissional de cinema itinerante do Uruguai. Dirigiu a série de tv documental "Boliches, el corazón del barrio" (2013) e o longa metragem "Maracanã" (2014).
Sinopse
“Brasileiros, cumpri minha palavra construindo este estádio, agora cumpram o seu dever, ganhando a Copa do Mundo”. Com essas palavras encerrou seu discurso o prefeito do Rio de Janeiro, Marechal Mendes de Moraes, no dia da final do campeonato sediado no Brasil em 1950, após o fim da Segunda Guerra Mundial. É ano de eleições presidenciais e todos os candidatos buscam associar-se aos êxitos do futebol para fortalecer sua campanha. No entanto, há um homem que mudará nosso destino. Minutos antes do apito final, o capitão da pequena equipe uruguaia destrói a esperança de milhões de brasileiros, transformando para sempre a identidade das duas nações. Baseado em “Maracaná, la historia secreta”, de Atilio Garrido.
Ficha técnica
Direção e Roteiro: Sebastián Bednarik, Andrés Varela
Produção: Andrés Varela, Sebastián Bednarik, Pedro Abuchalja
Co-produção: Clarissa Guarilha, Clarissa Pivetta
Produção Executiva: Mercedes Sader, Lara Frigotto, Clarissa Guarilha
Fotografia: Germán Nocella
Desenho Sonoro: Santiago Bednarik
Montagem: Guzmán García
Direção de Arte: Gabriel Durán
Direção de Produção: Germán Ormaechea
Música: Santiago Bednarik, Hernán Gonzalez
Festivais & Prêmios
Documentário do Ano 2014 (ACCU-Fipresci Uruguai)
Pré-indicado Premios Platino 2015
Sports Movies & TV Milan International Ficts Festival 2014 (Prêmio InFront)
Santiago Festival Internacional de Cine SANFIC 2014
Festival de Cine Iberoamericano de Huelva 2014
FILMAR em America Latina (Suíça) 2014
Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana 2014
Chicago Latino Film Festival 2015
Cine Latino Film Festival (Australia) 2015
Produção
Coral Cine (Uruguai)
Co-produção
Tenfield (Uruguai)
Arissas
Apoio
Tenfield
ICAU
Programa Ibermedia
ANTEL
BSE
RedPagos
HRU
Garoto
Vendas Internacionais
Latido Films